Grupo Boticário – Privacidade – LGPD

Grupo Boticário

POLÍTICA DE
PRIVACIDADE

Política de Privacidade

1. Conceitos básicos: o que preciso saber para compreender esta Política?

A fim de descomplicar a sua leitura, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:

Bases legais

São as hipóteses legais que nos autorizam tratar dados pessoais: pode ser o seu consentimento, a necessidade de cumprir um contrato que temos com você, ou cumprimento de uma obrigação legal, por exemplo

Consentimento

É a hipótese que autoriza o tratamento de dados pessoais com base na manifestação livre, informada e inequívoca do Titular ao concordar com o tratamento de dados pessoais para uma finalidade específica, informada por nós.

Cookies

São pequenos arquivos que transferimos para o seu navegador ou dispositivo (como celular ou tablet) que nos permitem reconhecer o seu navegador ou dispositivo e, saber como e quando as páginas e a Plataformas são visitadas, bem como quantas pessoas acessam as Plataformas. Eles podem ser úteis para, por exemplo, fazermos as Plataformas se encaixarem na sua tela, entender melhor as suas preferências e lhe oferecer Produtos, Negócios e Experiências mais eficientes.

Para mais informações acesse nossa Política de Cookies.

Dado Pessoal ou Dado

É o dado relativo a uma pessoa física, que seja capaz de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. São exemplos de Dados Pessoais que permitem a sua identificação: Nome, CPF, RG, endereço, telefone celular, e-mail etc.

Dado Sensível

Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Encarregado

É o nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (Data Protection Officer), que atua como canal de comunicação entre o Grupo Boticário, os Titulares dos Dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), quando o assunto é a proteção dos seus dados pessoais.

Estabelecimentos

São as lojas físicas, quiosques, espaços da revendedora ou central de serviços das marcas, como por exemplo O Boticário, Quem disse, Berenice?, Beauty Box.

Grupo Boticário

Para os fins da presente Política, considera-se a sociedade BOTICARIO PRODUTOS DE BELEZA LTDA., sociedade empresária com sede na Avenida Doutor Dario Lopes Dos Santos, nº 2197, 4º andar, conj. 401, Cidade de Curitiba, Estado do Paraná, inscrita no CNPJ sob o nº 11.137.051/0001-86 e todas sociedades que ela detém participação societária direta ou indiretamente, e/ou com sócio em comum, existentes ou que venham a existir.

Legítimo Interesse

É outra hipótese que permite que dados pessoais sejam tratados, sempre que o uso desses dados seja necessário ao atendimento de interesses legítimos nossos, como no contexto de determinadas comunicações.

Marca

São as Marcas do Grupo Boticário, existentes ou que venham a ser, como O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice?, Beautybox, Multi B, Vult, Beleza na Web, Mooz, Dr Jones, Truss etc.

Plataformas

São os sites, e-commerce e aplicativos administrados por ou para as empresas do Grupo Boticário.

Política

É esta Política de Privacidade.

Produtos, Negócios e Experiências

São todos os produtos, negócios, experiências e jornada de consumo oferecidas pelas Marcas do Grupo Boticário, como Plataformas, Tecnologias, Programa de Fidelidade, Venda Direta e outros.

Programa de Fidelidade

Programa de fidelidade oferecido aos consumidores das Marcas, com vigência por prazo indeterminado, que permite acesso a benefícios estabelecidos em regulamento próprio.

Tecnologias

São todas as ferramentas de identificação pessoal, realidade aumentada e similares, acesso a wi-fi e outros ofertados em razão do uso dos Nossos Produtos, Negócios e Experiências e/ou visita a um dos Estabelecimentos.

Titular dos dados

É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem. Seja na condição de consumidor; cliente fidelidade; usuário dos nossos produtos, negócios e experiências; visitante dos Estabelecimentos seja ainda na condição de Representante/Revendedor.

Tratamentos

São os usos que nós fazemos dos seus Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão, inativação, enriquecimento e avaliação destes.

Venda Direta

É o canal de vendas interpessoal, que permite ao revendedor e ou representante, pessoa física, a revenda fora de estabelecimento fixo de produtos do Grupo Boticário, por conta própria, auferindo lucros e assumindo os riscos e prejuízos decorrentes de sua atividade comercial e obriga-se a pagar os produtos adquiridos dentro do prazo e condições estabelecidas no documento fiscal.

2. Como coletamos seus Dados Pessoais? Que tipo de Dados Pessoais são coletados?

Dado bom é dado transparente – partimos desse princípio. Coletamos dados pessoais para para servir você da melhor forma e na maior parte das vezes esse compartilhamento de dados será uma escolha sua.

Os tipos de dados pessoais e a forma como nós os coletamos depende de como você se relaciona com a gente e por quê. Por exemplo, os dados pessoais coletados serão diferentes caso você utilize nosso aplicativo O Boticário, faça parte dos nossos programas de fidelidade, faça uma compra em algum dos estabelecimentos ou plataformas.
Coleta de Dados

Os Dados podem ser coletados diretamente de você, por meio de formulários que você preenche, por meio de contratos firmados conosco, por meio de compras de produtos realizadas com nossos Revendedores, por meio da utilização e interação com os nossos Produtos, Negócios e Experiências, tanto on-line como off-line, nos Estabelecimentos, e/ou de forma automática, por meio de Cookies ou Tecnologias similares relacionadas às Plataformas.

Adicionalmente, utilizamos tecnologias para relacionar dados e construir um único cadastro, contribuindo para a acuracidade do dado e contemplação dos princípios de qualidade e livre acesso. Para tanto, utilizamos mecanismos de inteligência artificial para relacionar dados ao mesmo titular.

Em geral não tratamos dados de adolescentes, embora alguns dos produtos, negócios e experiências, como o programa de fidelidade e compras por meio das plataformas de e-commerce permitam o cadastro para menores de 18 anos. Nesses casos, o cadastro será permitido desde que o titular tenha capacidade civil para realização de eventual negócio jurídico, razão pela qual algumas experiências serão restritas à titulares entre 16 e 18 anos. Em qualquer das situações os dados serão tratados no melhor interesse de seus titulares.

Exemplificamos abaixo os tipos de dados tratados e suas respectivas finalidades.

Durante quais eventos ou interações podemos coletar os seus dados?

Coletamos os dados que você nos fornece por meio de cadastro em um dos estabelecimentos, tecnologias e/ou plataformas.

Coletamos os dados que você nos fornece quando visita um dos estabelecimentos, como por exemplo a loja o Boticário, quem disse berenice?, beauty box, espaço do revendedor, central de serviços entre outros locais físicos.

Podemos coletar dados pessoais quando uma de nossas revendedoras realiza o seu cadastro em meios digitais (como Minha Loja Digital) para fins de identificação e pagamento.

 

Coletamos os dados que você nos fornece por meio de cadastro em plataformas e/ou estabelecimentos, além de outras interações que você tem conosco, como por exemplo, interação com nossos produtos, negócios e experiências, avaliação de nossos produtos e uso das plataformas.
Coletamos dados quando você entra em contato conosco ativamente, como por meio de nossos serviços de atendimento, seja por telefone, e-mail, chat ou presencialmente.
Coletamos automaticamente, por meio de cookies, alguns dados relativos à sua navegação e ao dispositivo que você usa para acessar as plataformas.
Quando a compra é feita em uma de nossas plataformas digitais, podemos coletar dados para a validação da entrega da mercadoria em sua residência, como por exemplo, fotos.
Eventos

Quais tipos de dados podem ser coletados?

Tipos de dados

Nome, CPF, RG, e-mail, data de nascimento, dados de cartão de crédito, gênero, endereço.
Nome, e-mail, identificação de cliente, saldo de pontos.
Nome, e-mail, CPF, biometria, dados bancários, perfil de mídias sociais.
Nome, e-mail, cookies, histórico de compras, interações passadas, preferências, gênero, opiniões sobre nossos produtos e serviços.
Nome, CPF, telefone, histórico de transações, informações de login e senha.

Nome, CPF, telefone, data de nascimento, estado civil, gênero, nacionalidade, dados de saúde, orientação sexual, etnia, tipo de pele (normal, mista, oleosa), tipo de cabelo (liso, seco, cacheado curto..), e hábitos de uso de produtos, informações de login e senha.

Objetivo

Efetivar compras de nossos produtos e uso de nossos produtos, negócios e experiências.
Cadastrar você em diferentes plataformas e/ou produtos, negócios e experiências.
Prevenir cadastros fraudulentos e garantir a sua segurança dos estabelecimentos, tecnologias e/ou plataformas (eventualmente, usando biometria facial).
Melhorar a sua experiência e oferecer produtos, negócios e experiências melhores para você.
Resguardar direitos do próprio Grupo Boticário e manter a segurança dos nossos produtos, negócios e experiências.

Habilitar a  participação de voluntários no programa Voluncheers, onde são realizadas pesquisas, painéis e testes instrumentais, sensoriais e de opinião, com relação à eficácia e percepção no uso de produtos pelo Grupo Boticário. 

Principais atividades
contempladas por
este objetivo

• Gerenciar compras e pedidos (como por exemplo processar e acompanhar seu pedido, incluindo a entrega do produto no endereço que você indicou ou emissão de nota fiscal);
• Enviar produto adquirido ou disponibilizar produtos para retirada em loja;
• Efetivar o pagamento dos produtos adquiridos;
• Processar pedidos de devolução ou trocas;
• Realizar a entrega dos produtos;
• Confirmar sua identidade e realizar procedimentos de segurança e prevenção a fraude, inclusive por terceiros;
• Realizar estudos de perfil de compra.

• Cadastrar no programa de fidelidade.
• Gerenciar quaisquer competições, promoções, campanhas de marketing, pesquisas ou concursos nos quais você escolher participar.
• Avaliar respostas fornecidas por você em pesquisas de opinião.
• Avaliar sua candidatura para vagas e oportunidades no Grupo Boticário.
• Impedir que pessoas façam cadastros ou alteração de cadastro em seu nome sem sua autorização.
• Verificar a autenticidade dos seus documentos e identificação por meio de análise biométrica da foto.
• Oferecer recomendações de produtos, negócios e experiências personalizados com base no seu perfil.
• Realizar análises ou coletar estatísticas.
• Informar quando um produto que você deseja ou teria interesse em adquirir, estiver disponível ou em promoção.
• Manter seu cadastro atualizado.
• Enviar pesquisa de opinião.
• Responder às suas perguntas e interagir com você (incluindo via chatbot).
• Manter os negócios em caso de transações ou alterações societárias envolvendo o Grupo Boticário.
• Manter nossos produtos, negócios e experiências seguros.
• Proteger você e nós mesmos contra fraudes, incluindo a troca de informações com outras empresas e organizações, investigar fraudes ou alterações indevidas nos sistemas e nos seus cadastros.
  • Convidar os voluntários para a participação das pesquisas com base nas características preenchidas
  • Garantir a segurança dos voluntários durante a execução dos testes
  • Realizar pesquisas e obter resultados sobre a eficácia de produtos

Durante quais eventos ou interações podemos coletar os dados de revendedores e representantes de Venda Direta?

Coletamos os dados que você nos fornece por meio de cadastro nas plataformas ou do time de suporte (com as supervisoras de venda direta) exclusivas para revendedores e representantes, como por exemplo seja uma revendedora Boticário, revenda eudora ou Minha Revenda Digital.
Coletamos dados com base nos dados enviados no momento do cadastro e nas suas interações conosco – como navegação nas plataformas, uso do aplicativo ou análise de dados enviados.

Quais tipos de Dados podem ser coletados?

E-mail, nome, foto, foto do seu documento, biometria facial, geolocalização, filiação, telefone, perfil de mídia social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, gênero, estado civil, preferências sociais e dados bancários.

Qual o objetivo de uso
desses Dados?

• Cadastrá-lo como um revendedor e/ou representante, cumprir com as obrigações nessa relação de parceria comercial, além de resguardar nossos direitos.   











• Cadastrá-lo como um revendedor e/ou representante, cumprir com as obrigações nessa relação de parceria comercial, além de resguardar nossos direitos.

• Avaliar seu crédito e verificar a possibilidade de lhe fornecer alguns Produtos, Negócios e Experiências.

• Prevenir cadastros fraudulentos e garantir a sua segurança das Plataformas.

Quais as principais atividades
contempladas por este objetivo?

• Cadastrar revendedoras e representantes.

• Realizar controle de vendas.

• Oferecer incentivos e campanhas de premiação, enviar catálogo, brindes e produtos.

• Gerenciar compras e pedidos (processar e acompanhar seu pedido, incluindo a entrega do produto no endereço que você indicou).

• Habilitar novos meios de pagamento para que o Revendedor utilize na vendas realizadas com os consumidores

• Habilitar novos meios de pagamento para que o Revendedor utilize na vendas realizadas com os consumidores.

• Enviar produto adquirido ou disponibilizar produtos para retirada em loja.

• Realizar cobrança (ativa e receptiva).

• Recomendar, indicar e divulgar, em meio físico ou digital (como por exemplo, na plataforma encontre uma revendedora ou Encontre Eudora), os seus dados pessoais de nome, foto e contato (e-mail, endereço e telefone) para que consumidores interessados possam acessá-la e adquirir nossos produtos, negócios e experiências.

• Verificar seu histórico de adimplência junto aos nossos Fornecedores de análise de crédito.
• Analisar seu perfil financeiro para avaliar a possibilidade de aumentar o seu limite de crédito.

• Impedir que pessoas realizem cadastros ou alteração de cadastro em seu nome sem sua autorização.
• Verificar a autenticidade dos seus documentos e identificação por meio de análise biométrica da foto.
• Evitar ocorrência de fraudes, práticas ilícitas ou lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

3. Com quem compartilhamos seus Dados Pessoais?

Para que possamos nos dedicar a criar oportunidades para a beleza transformar o mundo, operamos em parceria com uma série de outras empresas para oferecer nossos Produtos, Negócios e Experiências. Dessa forma, podemos compartilhar seus dados nas seguintes situações:

Empresas do Grupo Boticário

Empresas do
Grupo Boticário

Suas informações são compartilhadas entre as empresas e áreas de negócio do grupo boticário, as quais estão de acordo com esta política de privacidade. Fazemos isso para (i) atender aos legítimos interesses do Grupo Boticário e aos seus interesses, como envio de publicidade, produtos, negócios e experiências das marcas; (ii) suporte e desenvolvimento de novos produtos, negócios e experiências; (iii) higienizar (incluindo, correção de erros de grafia no cadastro), enriquecer (incluindo, complementar seu cadastro) e atualizar (incluindo, seleção do seu meio de contato mais ativo) seus dados, para que você não deixe de receber nossas comunicações e para as demais finalidades indicadas no item 2 “como coletamos seus dados pessoais? Que tipo de dados pessoais são coletados?”; (iv) segmentação e profiling do seu perfil, para lhe proporcionar experiências cada vez mais personalizadas e aderentes ao seu perfil; (v) análise de dados; (vi) entre outros.

Redes Sociais

Redes sociais

Algumas das plataformas digitais permitem que você se cadastre fazendo o login de sua conta por um mecanismo de terceiros, como seu perfil no Facebook ou no Google. Quando isso acontece, certos dados pessoais poderão ser compartilhados com esses terceiros. Você sempre pode decidir se deseja ou não integrar essas informações. Lembramos que não controlamos as políticas e práticas de qualquer outro site ou mecanismos de terceiros.

Também vale destacar que você pode ser o protagonista das preferências de marketing que estará sujeito em razão de interações passadas em tais redes sociais. Consulte sempre suas opções de privacidade e calibre suas preferências conforme desejado.

Nossos Fornecedores

Nossos
fornecedores
e Parceiro

Contamos com a ajuda de fornecedores que podem tratar dados pessoais que coletamos – todo compartilhamento é realizado por haver base legal adequada. Sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para o titular de dados.

Entre esses fornecedores, estão, por exemplo, as empresas que atuam nos seguintes ramos: (i) hospedagem de dados e atividades; (ii) segurança do titular e patrimonial, como monitoramento de imagem e envio de dados a seguradoras para acionamento de sinistro; (iii) autenticação e validação de cadastros; (iv) dados e ferramentas de publicidade, marketing, mídia digital e social; (v) logística e entrega dos produtos; (vi) atendimento ao titular de dados e realização de pesquisa (vi) assessorias de cobrança e cadastro de inadimplência e antifraude; (vi) operação e viabilização de determinado produtos, negócios e experiências para você, como marketplace, emissão de passagens e transporte e cumprimento de exigências de ações; (vii) meios e processamento de pagamento; e (viii) análises consultivas e de auditoria.

Empresas de Dados

Empresas
de Dados

Alguns dos nossos fornecedores são empresas de dados, popularmente conhecidas como bureaus, com as quais podemos compartilhar dados pessoais para algumas finalidades importantes, como escolher o meio de contato mais efetivo com você para envio de comunicados importantes e benefícios exclusivos das marcas do grupo; entender como você utiliza as plataformas,; enriquecer, manter atualizado e higienizado seus dados de contato; validar um determinado perfil para evitar fraudes;prevenir quaisquer tipos de atividades ilegais, fraudulentas ou suspeitas ou, ainda, para a realização de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. Nós sempre buscamos avaliar cuidadosamente essas empresas e firmar com elas obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para os titulares.

Autoridades Públicas

Autoridades
Públicas

Cumpriremos a lei. Assim, se um juiz ou uma autoridade com competência legal exigir que o Grupo Boticário compartilhe certos dados pessoais para, por exemplo, uma investigação, vamos compartilhar, exceto se entendermos haver abuso de poder. Vamos sempre defender a privacidade dos titulares.
Franqueados e revendedores/representantes

Franqueados e
revendedores/
representantes

Hoje, somos a maior rede de franquias do Brasil e do mundo em perfumaria e cosméticos. Assim, a parceria com franqueados, revendedores/ representantes e nossos fornecedores é fundamental para seguirmos acreditando na beleza. Dessa maneira, seus dados podem ser compartilhados, por esses outros tipos de parceiros, por exemplo, para cadastrarmos você em nossos clubes fidelidade e oferecermos benefícios, entregarmos seus produtos e entendermos melhor suas preferências.

Aprimorar, desenvolver e/ou viabilizar nossos produtos, negócios e experiências. Nessa situação, também buscamos sempre firmar obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, com o objetivo de resguardar ao máximo os titulares. Os dados pessoais de revendedores podem ser compartilhados com franqueados para operação do seu processo de revenda.

Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são nossos fornecedores e/ou Empresas de dados, entre em contato por meio do Portal de Privacidade ou diretamente com o encarregado (Data Protection Officer), no tópico 8 desta Política.

4. O Grupo Boticário transfere dados pessoais para outros países?

Sim. Embora o Grupo Boticário possua sua sede no Brasil e os nossos produtos, negócios e experiências sejam destinados às pessoas localizadas no Brasil, aplicando-se, portanto, as leis brasileiras relacionadas à proteção de dados pessoais, os dados pessoais que coletamos podem ser transferidos, para atender as finalidades previstas nesta Política, pois alguns dos nossos fornecedores e parceiros, inclusive outras empresas do Grupo Boticário, que podem estar localizados fora do Brasil.

Essas transferências envolvem empresas que demonstram estar em conformidade com as leis aplicáveis, e mantenham um nível de compliance semelhante ou até mesmo mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável.

Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são essas empresas, entre em contato por meio do Portal de Privacidade ou diretamente com o encarregado (Data Protection Officer), no tópico 8 desta Política.

5. Quais são os direitos como titular de dados pessoais?

A lei brasileira lhe garante os seguintes direitos, que são resguardados pelo Grupo Boticário:
Confirmação e Acesso

Confirmação e Acesso

Permite que você possa verificar se o Grupo Boticário trata dados pessoais seus e, em caso positivo, requisitar uma cópia dos seus dados pessoais que tratamos.
Correção

Correção

Permite que você solicite a correção dos seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.
Anonimização, bloqueio ou eliminação

Anonimização, bloqueio ou eliminação

Permite que, caso não haja base legal autorizadora do tratamento, você nos peça para: (a) anonimizar seus dados, de forma a que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser dados pessoais; (b) bloquear seus dados, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de tratarmos; e (c) eliminar seus dados, caso em que apagaremos todos os seus dados sem possibilidade de reversão, salvo os casos previstos em lei.
Portabilidade

Portabilidade

Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que o Grupo Boticário forneça a você, ou a terceiros que você escolher, os seus dados pessoais em formato estruturado e interoperável, para transferência a outro fornecedor, desde que não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa. Da mesma forma, você pode pedir que outras empresas enviem ao grupo boticário seus dados pessoais para facilitar a contratação dos nossos produtos, negócios e experiências, por exemplo.

Vale destacar que este direito ainda pende de regulamentação pela ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados). Tão logo seja regulamentado informaremos os dados que serão portados e o formato adequado de compartilhamento para envio e recebimento.
Informação sobre o compartilhamento

Informação sobre o compartilhamento

Você tem o direito de saber as entidades públicas e privadas com as quais o Grupo Boticário realiza uso compartilhado de dados. Manteremos, no item “Com quem compartilhamos os seus dados pessoais?” desta Política, a indicação das modalidades e atividades que podem envolver compartilhamento de dados com terceiros.
Informação sobre a possibilidade de não consentir

Informação sobre a possibilidade de não consentir

Permite que você tenha informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, é possível que tenhamos que limitar nossos produtos, negócios e experiências.
Revogação do consentimento

Revogação do consentimento

Você tem o direito de retirar o seu consentimento em relação às atividades de Tratamento que se baseiam nessa Base Legal. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer Tratamento realizado anteriormente. Se você retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados produtos e experiências, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.

Destacamos que a revogação do consentimento sobre comunicação com uma de nossas marcas, via descadastramento de mailing, não necessariamente implicará nas demais. Caso seja de sua vontade a revogação de todo e qualquer consentimento a solicitação deverá ser feita via Portal de Privacidade.
Oposição

Oposição

A lei autoriza o tratamento de dados pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nesse caso, é preciso demonstrar que há motivos legítimos para tratar seus dados, como, por exemplo, prevenir fraudes ou melhorar nossa comunicação com você. Caso você não concorde com esse Tratamento, poderá se opor a ele, solicitando a interrupção.

Destacamos que a oposição sobre comunicação com uma de nossas marcas, via descadastramento de mailing, não necessariamente implicará nas demais. Caso seja de sua vontade a oposição de todo e qualquer tratamento a solicitação deverá ser feita via Portal de Privacidade.
Existem outros controladores que podem tratar seus dados fazendo uso de marcas do Grupo Boticário. Estes casos acontecem quando uma rede social, por exemplo, sugere uma mercadoria de nossas marcas baseado em seu comportamento, ou pela atuação de um revendedor autônomo que obteve seus dados de forma independente ou mediante dados públicos. Nestes casos não tratamos os seus dados pessoais, e os direitos acima destacados devem ser exercidos diretamente com os controladores responsáveis.

É importante destacar que quando você recebe e-mails de fora do domínio do Grupo Boticário, geralmente enviado por empresas de marketing, não estamos tratando seus dados. Geralmente tais e-mails são enviados a partir de base própria de parceiros e nestes casos não possuímos informações a seu respeito.

Em relação ao Grupo Boticário, sempre que você exercer seus direitos em nossos canais poderemos solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para respeitar a segurança e a privacidade de nossos clientes, revendedores, representantes etc. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas o Grupo Boticário se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

Vale lembrar também que você exercer seus direitos, o Grupo Boticário irá tratar suas informações para fins de cumprimento de obrigação legal e prevenção a fraudes, incluindo a comprovação da sua identidade, não sendo possível a exclusão completa dos dados tendo em vista a temporalidade requerida para esta finalidade. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de nossos clientes, revendedores, representantes etc. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas o Grupo Boticário se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer esses direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados no tópico 8 desta Política.

6. Por quanto tempo os dados pessoais serão armazenados?

O Grupo Boticário conta com uma política interna com regras sobre a retenção e o descarte de dados pessoais, que define as diretrizes para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de dado pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado. Dados pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundamentadas com uma base legal. Claro, sempre há o seu direito de solicitar a exclusão dos dados, conforme o item 5 desta política.

7. Quais são nossas responsabilidades e como o Grupo Boticário protege meus dados pessoais?

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus dados pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, adotamos práticas de segurança e governança adequadas para nosso mercado. Temos um programa de governança e privacidade, regras de boas práticas e de governança, políticas e procedimentos internos que estabelecem as condições de organização, e outros aspectos relacionados ao tratamento de dados pessoais. Promovemos treinamento e ações educativas com colaboradores das empresas do Grupo Boticário, franqueados e revendedores/representantes, bem como, buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com elas obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para você, titular de dados.
Proteção dos Dados
Nós trabalhamos para proteger a sua privacidade e seus dados pessoais, mas infelizmente segurança total é algo que não depende apenas das nossas ações e processos. Entrada ou uso não autorizado de terceiros em sua conta, falha de hardware ou software que não esteja sob controle do Grupo Boticário e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos.
Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação a sua conta e aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha com terceiros), e caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato por meio do Portal de Privacidade ou diretamente com o encarregado (Data Protection Officer), cujos canais de contato se encontram no item a seguir.

O Grupo Boticário investe em controles robustos antifraude e de verificação de dados durante os processos de cadastro. Mesmo assim, como qualquer outro canal digital estamos sujeitos a tentativas de fraudes e utilização impropria de dados pessoais coletados em vazamentos de terceiros.

Caso seus dados tenham sido utilizados indevidamente por fraudadores para cadastros, utilize nosso Portal de Privacidade para se descadastrar

8. Como falar sobre dados pessoais com o Grupo Boticário?

Lembramos que este é um canal exclusivo de contato com o encarregado de dados do GB para solução de dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas à Política de Privacidade do Grupo Boticário. Assuntos que não envolvam a privacidade sobre o tratamento de seus dados pessoais que estão descritos nesta política (tais como relacionamento com cliente franqueados, revendedores e representantes, dúvidas sobre compra e entrega de produtos, etc) devem ser tratados diretamente com a nossa Central de Atendimento, acessando ao site https://www.grupoboticario.com.br/contato/

Agora, se você acredita que seus dados pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto titular destes dados pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco. Nós temos um Portal de Privacidade e um encarregado (Data Protection Officer – DPO) que está à disposição nos seguintes endereços de contato:

Encarregado
DPO (Encarregado):
Isabella Becker
Endereço para correspondências:
Av Rui Barbosa 4110, 83050-010,
Parque da Fonte, São José dos Pinhais – PR – Brasil
Solicitações de informações, correção e eliminação de dados e revogação de consentimento, ou para falar com o encarregado de dados acesse: privacidade.grupoboticario.com.br/portal-de-privacidade/

9. Mudanças na Política de Privacidade

Como estamos sempre buscando melhorar nossos Produtos e Experiências, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica da nossa página privacidade.grupoboticario.com.br para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.

10. Anexos: Avisos de Privacidade Específico

Aviso de Privacidade – GAVB
GAVB – 15/12/2021

Aviso de Privacidade – Casa Magalhães e Posh Cash
Casa Magalhães e Posh Cash – 15/12/2021